quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quanto mais sua consciência aumenta, mais seu lixo diminui

Nunca tinha reparado na quantidade de lixo que somos capazes de produzir em tão pouco tempo... até vir pra cá.




Na Suíça o descarte do lixo é extremamente rigoroso. A separação do tipo de resíduo é feita por nós, em casa. Mas não se trata de amontoar papel, plástico e metal, não. A separação deve ser detalhada. Por exemplo, devemos ter um local para armazenar separadamente cada um dos resíduos abaixo:

· Resíduos orgânicos
· Papel limpo e não picado
· Papelão limpo e não revestido
· Metal (latas em geral)
· Vidro branco
· Vidro verde
· Vidro marrom
· PET
· Óleo de cozinha ou de automóvel
· Isopor
· Lâmpadas
· Medicamentos
· Baterias e pilhas
· Demais resíduos = lixo comum

Além disso, para cada tipo de resíduo, há uma data e um local certos para coleta.

Se fazemos a separação de forma errada (colocando um papel sujo com resíduo de óleo, por exemplo, na pilha de papéis), podemos ser multados.

Além disso, pagamos uma taxa para o lixo gerado, que depende do tipo e da quantidade.

Em minha cidade, pago aproximadamente 7 reais para cada 35 litros - ou até 5kg - de lixo comum. A tarifa do lixo orgânico é parecida.

Pagamos essa taxa ao comprarmos um adesivo no mercado, que deve ser anexado ao saco de lixo. Se seu saco de lixo não estiver com o tal adesivo, ele simplesmente não é recolhido.


Saco de 35L de lixo comum com os impostos devidamente pagos  

As orientações de separação e coleta, assim como o valor do imposto por lixo varia conforme o município. Ao chegarmos para morar aqui, temos que nos registrar na prefeitura do município em que vamos residir e, nessa ocasião, recebemos um manual sobre como devemos agir na cidade - incluindo um manual sobre o descarte de resíduos.

Aqui na cidade onde moro, por exemplo:

· O lixo comum e o lixo orgânico são recolhidos 1 vez por semana e devem ser colocados na rua, em frente de casa nesse dia. Devemos nos atentar à hora, pois podemos perder a coleta e ter de esperar até a semana seguinte... Apesar de ser uma tentação, não podemos colocar nosso lixo na rua na noite anterior à coleta, o jeito é levantar cedo mesmo...

· Já o papel, papelão e isopor são recolhidos - aqui em minha cidade - a cada 3 meses! Não podemos perder essa data de jeito nenhum!

· As PETs, as latas, os vidros e as pilhas podem ser levados de volta ao supermercado e colocados em recipientes próprios para coleta.

· A coleta dos demais resíduos é ainda mais restrita e com mais particularidades ainda.


Ou seja, não é fácil. Mas nos faz pensar no quanto consumimos e - incrível! - nos faz consumir menos, ou mais racionalmente. Dá resultado! Com o tempo se torna automático.

Observei que a nossa quantidade de lixo semanal já foi reduzida. Ao irmos às compras, observamos as embalagens de absolutamente TUDO o que compramos. Se tem embalagem desnecessária não compramos, pois o descarte será muito mais trabalhoso.

Teria sido melhor se eu não tivesse que vir pra cá para começar a pensar melhor nisso.

Comecem a observar o lixo que produzem em um dia, tentem procurar na internet para onde ele vai em seu município. Na próxima visita ao supermercado, leve sua sacola retornável - mesmo que isso ainda não seja obrigatório em sua cidade - e compare as embalagens dos produtos que compra, faça opções conscientes. Multiplique esse hábito. O mundo vai te agradecer.



4 comentários:

  1. Monica, querida, você mesmo longe do Brasil se preocupa com sua terra, sua gente, sua família, mandando esse material no momento tão oportuno.
    Vamos levantar essa bandeira. Beijos de sua tia Nelí.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que Simone nos falasse como é na Holanda e Elaine como é na França.
    Ah! como eu gostaria de estar aí com vocês para ver "in loco". Essas coisas me fascinam.
    bjs, estamos com saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia, tenho certeza de que elas poderão contribuir com essas informações. Aí vc já poderá fazer um Benchmarking para Baurucity! Quando quiser vir aqui "in loco", pode ficar na minha pensão! bjs

      Excluir