sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Indo para a Suíça e levando animais de estimação


Eu tenho um cachorro de pequeno porte e um gato de estimação. Para trazê-los para a Suíça, foi preciso seguir alguns procedimentos de importação. Esses procedimentos são detalhados e com prazos bastante rigorosos. Por isso, deve-se ter muita atenção, sob pena de não conseguir embarcar seus animais.
Primeiro, os animais devem estar com a vacina anti-rábica em dia, saudáveis e devem ser microchipados, para identificação.

Feito isso, deve ser colhida sorologia anti-rábica (é um exame de sangue que detecta se o animal possui as defesas imunológicas contra a raiva). O resultado desse exame deve ser emitido por um laboratório reconhecido pela  União Européia - UE (apesar da Suíça não fazer parte da UE, ela segue os mesmos padrões para importação de animais). No meu caso, o sangue foi colhido com a própria veterinária dos animais e ela mesma enviou o material ao Laboratório Pasteur em São Paulo. O resultado fica pronto em 20 dias, em média.
Se o resultado do exame estiver de acordo com o recomendado pela UE, os animais devem esperar 90 dias a partir da data da COLETA do exame para estarem aptos a embarcar.
Além disso, para entrada do animal na Suíça, é necessário que eles tenham um certificado do FVO (Federal Veterinary Office). Para isso, é preciso enviar os documentos dos animais (certificado da microchipagem, carteira de vacinação, resultado da sorologia anti-rábica e atestado de saúde) ao FVO 3 semanas antes do embarque.
A boa notícia é que a Suíça não exige quarentena, ou seja, assim que seus animais desembarcarem, eles já poderão ir para casa!

A Suíça não permite a importação de animais com orelhas ou rabos cortados.
Por conta dos prazos e dos detalhes, eu acabei contratando uma empresa especializada em transporte internacional de animais. Há várias no Brasil. O serviço não é barato, mas vale a pena.
Para o vôo, devemos ainda seguir as exigências da Cia. Aérea. Dependendo do tamanho e peso do animal, ele pode ir com você, como "bagagem de mão". No meu caso, eles foram no compartimento de cargas do avião.
Para o embarque no compartimento de carga é necessário que cada animal seja alojado em uma caixa padrão Kennel, conforme as medidas do animal. Eles devem ter à disposição água e comida suficientes para o período da viagem.

 

Modelo de caixa padrão kennel

Os meus viajaram de Lufthansa, com escala em Frankfurt e foram muito bem cuidados durante todo o trajeto.

Bem, chegando aqui, a saga ainda não acabou. Os cães na Suíça devem ser registrados na prefeitura, onde pagamos um imposto anual por cachorro. Na prefeitura da minha cidade recebi um pingente com um número de identificação, que deve ser anexado à coleira.


Pingente obrigatório

Também, logo que eles chegam (agora não só os cães, mas os gatos também), devem ser levados ao veterinário local que deve checar a vacinação conforme as exigências do país e fazer o registro do animal (através do número do microchip) no banco de dados Suíço. O veterinário também emite um passaporte para cada animal, que devemos carregar em cada viagem.
Feito isso, tudo certo!
É recomendável que o seu cachorro esteja incluso no seguro da casa (depois eu coloco um post sobre os seguros recomendáveis aqui). Na minha cidade, a prefeitura me exigiu. O seguro cobre algum dano que seu animal possa vir a causar a algo ou a alguém.
Lembrem-se sempre da boa educação ao passear com o seu cão pela Suíça! Aqui temos lixeiras e sacolinhas espalhadas pela cidade para recolhermos o cocô do nosso cão. O imposto que pagamos serve para isso basicamente.

Eu prefiro não sair de casa sem os saquinhos, que já ficam anexados na guia.

Guia com saquinhos para compostagem

Animais em geral são muito bem vindos na Europa e eles podem entrar em muitas lojas, restaurantes e também usar o transporte público - desde que paguemos a taxa extra no ticket.
Boa viagem!

11 comentários:

  1. Voce me poderia falar quanto custa os exames todos ? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno. Infelizmente eu não me lembro o custo de todos os exames. Fiz esses procedimentos há mais de 1 ano em Jundiaí e possivelmente alguns valores já se alteraram. Se não me engano, cada microchipagem custou R$100 e cada sorologia, em torno de R40. Mas não estou certa. Sei que na época tínhamos que enviar a sorologia para o Laboratório Pasteur de SP, que era a instituição reconhecida pela UE. Agora já não é mais, sendo o atual o Laboratório de Zoonoses de SP...
      A documentação custa caro e é muito trabalhosa, com prazos curtos. Por isso contratei uma empresa especializada. O custo da documentação, mais despachante aduaneiro e preparação do kennel me custou R$1200. Ainda temos o frete, que varia da cia aérea e o kennel, caso não tenha. Se quiser, me passe seu e-mail e eu te passo os contatos que tenho, se quiser orçamento. Os exames e a microchipagem orcei e fiz com o próprio veterinário, que encaminhou o material de coleta para o laboratório solicitado pela UE.
      Espero ter atendido a menos parcialmente sua dúvida.
      abs

      Excluir
  2. Oi Mônica, vc pode me passar a empresa que usou para realizar as documentações???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Contratei a empresa Carga Viva Export (http://www.cargavivaexport.com.br/). Recomendo. Boa sorte! abs

      Excluir
  3. olá para viajar pra suiça com o meu cachorrinho, mas em carro é neçessário o quÊ? Agradecia resposta se possivel, a viajem tá proxima e to um pouco confusa obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de qual país o animal provém.
      Confira informações atualizadas no site oficial, é mais seguro:
      https://www.blv.admin.ch/blv/en/home/tiere/reisen-mit-heimtieren/hunde-katzen-und-frettchen.html
      abs

      Excluir
  4. Olá, Mônica. Tudo bem?
    Eu tenho uma dúvida. Após o cachorro estar com a sorologia "ok" existe um prazo de validade desse exame?

    ResponderExcluir
  5. Monica...achei seu post muito esclarecedor.
    Já entrei em contato com a empresa indicada...q também foi super solicita.
    Mas ainda assim tenho algumas dúvidas e medos....Como poderia fazer contato com vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, que bom. Pode me contactar via email: monicacamerini@yahoo.com
      abs

      Excluir
  6. Oi Mônica muito obrigado pelos seus esclarecimentos,você tirou todas as minhas dúvidas,que bom que existe pessoas como você.

    ResponderExcluir